O evento contou com a apresentação de poemas sobre a poluição da localidade, escritos pelos alunos do Ensino Fundamental I, além de apresentação de relatórios sobre os impactos ambientais na região, pelo coordenador de Meio Ambiente, Horácio Amorim, e de uma palestra sobre os efeitos nocivos ao meio ambiente de nossos hábitos perdulários de consumo, pelo engenheiro ambiental, Raimundo Carneiro.
A diretora da Escola, Maria Luiza Conceição, informa que o projeto faz parte da Programação da Agenda 21, Programa Jovens em Ação (JA), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, do qual a escola participa. “Pretendemos sensibilizar nossa comunidade escolar para que possamos preservar nosso ambiente, pois apenas a revitalização do Rio, sem a conscientização da população, não se torna uma ação eficiente”. “Nossos alunos têm se empenhado nesse projeto e criado estratégias de convencimento dos moradores dos Três Riachos para que possam preservar a sua própria casa”, complemente a vice-diretora Úrsula Cunha.
Durante o evento, houve a apresentação de um grupo musical de uma comunidade Evangélica, que também é parceira na execução do projeto.