terça-feira, 14 de dezembro de 2010
domingo, 5 de dezembro de 2010
PRODUÇÕES POÉTICAS DE ALUNOS E ALUNAS DA EJA SÃO APRESENTADAS EM SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO, EM RECIFE
Com o objetivo de refletir sobre a concepção de letramento em uma época dominada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, a vice-diretora da Escola Estadual Régis Bittencourt, Úrsula Cunha, participou do 3º Simpósio de Hipertexto, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. O evento que aconteceu nos dias 02 e 03, contou com a presença de muitos escritores consagrados na área de Hipertexto e Novas Tecnologias, entre eles o professor Dr. Antônio Carlos Xavier (UFPE, organizador do Evento, e do filósofo francês Pierre Lévy.
No evento, a professora apresentou uma comunicação individual, que versava sobre o impacto da função social da leitura e da escrita nos meios digitais, analisando essa temática a partir de poemas produzidos por alunos e alunas da EJA II, EIXO IV, da Escola, e postados no Blog dos Alunos do Régis.
Para a professora, o evento foi uma das oportunidades de discutir um tema tão relevante na atualidade -- a função social das principais práticas escolares -- e como os alunos já estão começando a se inserir nesse contexto, através de práticas promovidas na escola para inclusão digital e social de seus alunos.
Além da apresentação oral da comunicação, um texto sobre o projeto desenvolvido com esses alunos, escrito pela professora, será incluído nos anais dos eventos, e pode ser acessado para maiores informações a partir do site www.nehte.org/simposio. O evento contou com a participação de 600 pessoas de todo o país.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DOS TRÊS RIACHOS É LANÇADO PELA ESCOLA ESTADUAL RÉGIS BITTENCOURT
O evento contou com a apresentação de poemas sobre a poluição da localidade, escritos pelos alunos do Ensino Fundamental I, além de apresentação de relatórios sobre os impactos ambientais na região, pelo coordenador de Meio Ambiente, Horácio Amorim, e de uma palestra sobre os efeitos nocivos ao meio ambiente de nossos hábitos perdulários de consumo, pelo engenheiro ambiental, Raimundo Carneiro.
A diretora da Escola, Maria Luiza Conceição, informa que o projeto faz parte da Programação da Agenda 21, Programa Jovens em Ação (JA), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, do qual a escola participa. “Pretendemos sensibilizar nossa comunidade escolar para que possamos preservar nosso ambiente, pois apenas a revitalização do Rio, sem a conscientização da população, não se torna uma ação eficiente”. “Nossos alunos têm se empenhado nesse projeto e criado estratégias de convencimento dos moradores dos Três Riachos para que possam preservar a sua própria casa”, complemente a vice-diretora Úrsula Cunha.
Durante o evento, houve a apresentação de um grupo musical de uma comunidade Evangélica, que também é parceira na execução do projeto.
sábado, 28 de agosto de 2010
Alunos do Colégio Estadual Régis Bittencourt lançam livro de poesias e vídeo documentário
Com autógrafos e jeito de escritores já famosos, os alunos da 3ª e 4ª séries (4º e 5º anos) do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Régis Bittencourt, lançaram nessa terça (10), um livro com suas poesias resultantes do Projeto Literário “O Mundo que temos, o mundo que queremos”. O projeto objetiva incentivar a leitura e a escrita como prática significativa dos sujeitos possibilitando sua reflexão sobre o mundo.
Segundo a diretora Maria Luiza Conceição, no livro os alunos externam suas idéias através da linguagem poética a respeito da preservação ambiental e de como nós, cidadãos, podemos tornar nosso habitat como um lugar sustentável.“Muitas poesias retratam o próprio meio ambiente onde vivem os alunos da escola, principalmente na comunidade de Três Riachos”, complementa a vice-diretora Úrsula Cunha, uma das envolvidas no projeto juntamente com as professoras Regina Rosa, Flaviane e Neuza.
Não consigo ver a escola ausente das questões sociais. E esta escola é um sustentáculo neste sentido”, ressaltou o titular da Diretoria Regional da Educação de Feira de Santana Direc02, Eutímio Almeida, que esteve presente ao evento acompanhado por Beldes Ramos, da Coordenadoria de Organização e Atendimento da Rede Escolar-Coare.
Meios digitais
Visando suscitar o debate sobre a função social da leitura e da escrita, também nos meios digitais, cinco alunos da 5ª e 7ª séries (foto ao lado) com ajuda dos professores da escola, também produziram um vídeo documentário com pouco mais de dois minutos de duração, que na oportunidade foi apresentado aos presentes, dentre eles o diretor do Departamento Municipal de Educação Ambiental, Horácio Amorim.
Corpo docente
No vídeo, moradores e pescadores entrevistados falam do prejuízo causado pela poluição na comunidade de Três Riachos, localizada à margem da Br 116, em Feira de Santana, principalmente nos riachos ali existentes, onde a pesca de camarões já foi uma das principais atividades econômicas no local.
Os projetos da escola da Régis Bittencout serão apresentados pela vice-diretora Úrsula Cunha (foto a seguir) na Universidade Federal do Piauí durante a XXIII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, de 06 a 09 de setembro deste, e na Universidade Federal de Pernambuco no 3º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação, nos dias 02 e 03 de dezembro próximo.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
O mundo que temos, o mundo que queremos.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
ARTE EM MOVIMENTO!
segunda-feira, 5 de julho de 2010
sábado, 19 de junho de 2010
PROJETO ARTESANATO COM AS MÃES
VIDA DIFÍCIL
que me falta todos os dias?
Sou um pobre coitado
que vive angustiado
pelo mundo judiado
sem ter visto alegria.
Aluno da EJA II, Estagio IV
sexta-feira, 18 de junho de 2010
ALUNOS DO 8º ANO FAZEM MAQUETE JUNINA
segunda-feira, 7 de junho de 2010
UM CAMINHO COM O FINAL FELIZ
Achando eu que nunca iria ter fim
Amizade não tinha
Por minha natureza ser ruim.
Andei por muito caminho
Com minha imensa ingratidão
A paz não existia
Por meu caminho ser escuridão.
Até que um dia este caminho
Chegou ao fim.
Lá estava Jesus
Esperando por mim.
Edson
quarta-feira, 2 de junho de 2010
A CRIAÇÃO
não é quem quer que seja,
mas sim o pai que está no céu.
Só ele é o maior criador do céu e da terra
e assim sempre será.
Carla
EJA 2 - EST IV
MEU QUERIDO FILHO
razão do meu viver
sem você não vivo
porque não vivo sem você.
Ao nascer me trouxe
uma imensa alegria de viver
você é esperança, é luz
é a única estrela no meu céu.
Seu nome é Jefferson
seu apelido paixão
porque você mora no meu coração.
FILHO, TE AMO.
Sua mãe, Eloisa.
EJA 2 - EST IV